Joana Bastos

Joana Bastos é produtora criativa, vencedora de vários prémios e artista visual internacional.

É através da simbiose entre a maquilhagem, os estilismos, acessórios de moda criativa e o bodyart, que cria e desenvolve os mais variados conceitos como formas de expressão e comunicação alternativas, para produções em contexto empresarial e particular.

É licenciada em Gestão de Marketing e decide aliar a sua formação à arte da maquilhagem. Começa por estudar Maquilhagem Profissional na Escola Montserrat Fajardo, e Estilismo e Bodypainting com Julio Quijano em Barcelona, entre vários outros cursos de maquilhagem de Fantasia, Caracterização e Efeitos Especiais, na Escola de Maquilhagem Profissional Stickart Studio.

Ao longo do tempo, Joana Bastos tem vindo a conhecer diversos artistas e profissionais que a inspiram a desenvolver ainda mais as suas capacidades criativas, e a  especializar-se em áreas de marketing e produção visual, como Marketing de Moda, Direção de Arte para moda, na University of the Arts London, e Design de Produção para cinema, com o conhecido produtor e cenógrafo Allan Starski, em Berlim.

Realiza e produz filmes de moda – nomeados e premiados internacionalmente -, tendo também a sua arte publicada em vários artigos e revistas nacionais e internacionais.

Joana Bastos tem vindo a desenvolver as suas aptidões na moda, na fotografia e no vídeo, oferecendo soluções criativas aos seus clientes, onde a arte e a beleza são predominantes.

 
Missão e Visão

Joana Bastos cria beleza e originalidade em todos os seus trabalhos, tanto em produções para empresas como para particulares. Tem como missão usar as mais diversas vertentes artísticas, como a maquilhagem, a elaboração de adereços, os penteados, estilismos e bodypainting como formas de expressão e comunicação alternativas.

Joana acredita cada vez mais que as marcas devem apostar numa estratégia diferenciadora de comunicação através de soluções visualmente apelativas, conquistando a mente e o coração do público de uma forma mais efetiva.

Defende também que com o seu trabalho pode proporcionar maior auto-estima e confiança a quem procura viver uma experiência única e de autoconhecimento, com toda a originalidade e glamour.

Joana Bastos coloca em todos os seus trabalhos detalhes únicos, com uma estética visual muito própria, combinando todas estas vertentes artísticas entre si, e adaptando ao cenário envolvente.

2019-2022
    • Júri do prestigiado Festival de Filmes de Moda de Londres e do Festival de Filmes de Moda de UK.

    • Apresentação do seu trabalho na exposição See.Me Art Takes Harmony em NY.

    • O trabalho de Joana Bastos tem sido publicado em várias revistas internacionais, sendo capa de algumas delas, bem como em festivais de filmes de moda.

    • O filme de moda "The Flourish" realizado e produzido por Joana Bastos, foi premiado na categoria de Melhor Estilismo, em La Jolla International Fashion Film Festival, na Califórnia, e no festival London Fashion Film Festival, nas categorias de Melhor Maquilhagem e Penteado.
Feb 2016-2018
    • Realizou e produziu o filme de moda "Lilith" tendo recebido quatro nomeações para Melhor Maquilhagem, Melhor Penteado, Melhor Estilismo e Melhores Acessórios nos festivais de filmes de moda de La Jolla, Cidade do Cabo e Londres.

    • Apresentou a sua linha exclusiva de óculos de sol - "Future Glam" - na semana da moda de Brooklyn em NY.

    • O trabalho de Joana Bastos tem vindo a ser publicado em diversos artigos e revistas nacionais e internacionais, como na conceituada MAKE-UP ARTIST Magazine.
2010-2015
    • Colaborou numa campanha internacional para a Coca-Cola com a maquilhagem corporal.
    • Realizou e produziu o filme de moda “Pure Essence”, onde mistura fantasia e moda criativa com a essência feminina de cada Mulher. Tendo sido, este filme, selecionado para o Top Ten em La Jolla International Fashion Film Festival, na Califórnia, estando ao lado de nomes como Karl Lagerfeld.  
    • Premiada internacionalmente em festivais de bodypainting na Suíça e Itália, com o 1º e 3º lugar.

    • Conquistou o 7º lugar no Festival Mundial de Bodypainting, na categoria de efeitos especiais, com o tema "Avant Garde - Inovação, provocação". Bem como o 1º lugar na categoria de composição digital, pelo fotógrafo Ralf Gar.
    • O seu trabalho tem sido notícia em artigos de jornal e na televisão.
    • Vencedora da 1ª edição do Festival de Bodypainting em Portugal, tendo feito parte do júri nos anos seguintes.